Quais as diferenças entre Router e Laser?

A principal diferença entre CNC Router e CNC Laser é o sistema que as máquinas trabalham. A Cnc Router utiliza uma ferramenta de corte chamada fresa e atua com 3 eixos, podendo assim, realizar trabalhos 2D e 3D, enquanto uma Cnc Laser utiliza a tecnologia de raio laser. Através do tubo laser (geralmente CO2) a máquina vai consumindo o material, efetuando assim cortes e gravações. Esse tipo de Cnc utiliza apenas 2 eixos e devido a isso realiza apenas trabalhos 2D.

Ambos equipamentos são muito vantajosos dependendo do trabalho que você precisa realizar. A seguir listamos alguns tópicos que auxiliam no entendimento e tomada de decisão de qual se encaixa melhor na aplicação desejada:

Materiais:

Na Router você pode trabalhar com uma diversidade maior de materiais e espessuras, como por exemplo: MDF e madeiras em geral, compensado naval, PVC, PS, ACM, chapa galvanizada, acrílico, etc. Em relação a espessura, você tem uma área de 150mm para poder usinar qualquer material (exceto chapa galvanizada, apenas 1.5m).

Na laser você pode trabalhar com materiais como MDF e madeiras em geral, acrílico, eva, couro, tecidos e papeis. No entanto a espessura dos materiais dependerá da potência do tubo laser. Devido a toxidade gerada no corte a laser, os materiais plásticos (PVC, PS, etc) não podem ser cortados pela mesma.

Velocidade:

Para materiais mais espessos a Router possui uma velocidade de corte maior, já que com a fresa adequada você pode cortar diversas espessuras em uma única passada.Para corte de MDF 3mm a laser é mais rápida e mais indicada.

Resíduos e ruído:

Durante a usinagem a Router gera uma quantidade de resíduos maior que laser, já que ela “esfarela o material”, enquanto a laser efetua o corte não é gerado resíduo sólido, apenas a fumaça que é expirada pelo exaustor. Em relação ao ruído a laser também tem suas vantagens, pois o único barulho é derivado do exaustor, enquanto na Router você sempre terá o ruído do atrito entre a fresa x material.

Precisão:

Ambas as máquinas são muito precisas, no entanto para recorte de peças inferiores á 3mm a laser é mais indicada, enquanto a Router é mais indicada para todas as medidas maiores que 3mm.

Limitação de tamanho:

Na CNC Laser você sempre terá a limitação de espessura de material que pode ser cortado. Enquanto na Router você pode cortar todas espessuras até 150mm desde que utilize a fresa adequada para o material.

Tipo de usinagem:

A cnc Router lhe permite uma diversidade maior de usinagens, pode ser realizado cortes, gravações, entalhes, desbastes, todos trabalhos 2D e 3D, enquanto na laser você pode realizar apenas trabalhos de corte e gravação 2D. Em ambos equipamentos pode ser adiciona o eixo rotativo, dando assim a possibilidade de usinar materiais arredondados.

Consumíveis:

Na Cnc Router o único consumível que você irá ter é a fresa, que vai se desgastando conforme a quantidade usinada.

Na cnc laser você tem a vida útil da lâmpada (geralmente de 7.000 a 10.000 horas), vida útil da fonte (geralmente 10.000 horas) e também a troca dos espelhos que geram o feixe laser para o corte.

 

Te interessou? Fale Conosco!