Quando se trata de máquinas utilizadas na indústria para realizar trabalhos de usinagem, é comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre diferentes tipos de equipamentos. Dois desses equipamentos são o Router CNC e o Centro de Usinagem. Embora ambos sejam utilizados para realizar operações de usinagem, existem diferenças significativas entre eles. Continue lendo para saber mais.
Router CNC
O Router CNC é um equipamento controlado por computador que utiliza um software especial, daí a sigla CNC, que significa “Computer Numeric Control” (Controle Numérico por Computador, em inglês).
Essa máquina possui uma estrutura metálica onde vários eixos são movimentados por parafusos acionados por motores, permitindo a realização de cortes em 2D e gravações.
São excelentes para trabalhos em marcenaria e na produção de móveis e hoje também muito utilizadas em outros setores como Comunicação Visual, Esquadrias, Artesanato, Moldes.
Ou seja, é uma máquina recomendada para cortes em materiais mais espessos, pois permite um corte mais profundo ao entrar em contato com o material.
Além disso, o router CNC é capaz de cortar diversos tipos de materiais, como MDF, PVC, ACM, acrílico, entre outros.
Esse equipamento automatiza várias etapas de forma precisa e padronizada, reduzindo o tempo de processo e aumentando a eficiência da produção. Por isso, geralmente é utilizado na produção de móveis em madeira, pois possui componentes que auxiliam nesse processo.
Por exemplo, por ser CNC, ele possui um software para desenvolvimento do desenho e um computador que envia os comandos para serem executados com precisão. O spindle realiza o corte e o desenho necessário na madeira, de acordo com os comandos do computador.
Outro componente importante no Router CNC é a mesa de sacrifício, projetada para dar suporte à peça que está sendo cortada, além de protegê-la. Existem diversos tipos de mesas disponíveis para atender às diferentes necessidades, sendo importante escolher aquela que melhor se adequa à demanda em termos de rapidez e eficiência.
O router CNC é especialmente indicado para trabalhos que exigem muitos detalhes, principalmente em peças de madeira. Com ele, é possível produzir móveis e realizar cortes precisos, evitando desperdícios durante a produção.
Com esse equipamento, a fabricação de móveis planejados, fachadas em ACM, moldes, portas em ACM entre outros trabalhos, torna-se mais rápida, otimizando o processo de produção.
Centro de Usinagem
Assim como o router CNC, o centro de usinagem também utiliza computador e softwares para executar seus comandos, porém existem algumas diferenças entre as duas máquinas.
O centro de usinagem é utilizado para produzir e modelar peças. Ele é capaz de realizar essas funções sem a necessidade de interrupção para alterar ou trocar as ferramentas utilizadas no processo.
Como o equipamento possui um tempo de produção acelerado, é capaz de produzir uma grande quantidade de peças com diâmetros exatos e personalizados, padronizando o lote de forma qualitativa e uniforme. Em outras palavras, o centro de usinagem otimiza a produção de peças, melhorando ainda mais a qualidade do produto final.
Além da precisão e alta qualidade nos acabamentos, o centro de usinagem é rápido e permite a produção em grande escala, exigindo pouca manutenção, o que otimiza a produção das peças com alto padrão de inovação e qualidade.
Entre as principais operações realizadas pelo centro de usinagem estão:
Torneamento: movimento em que a peça gira em torno de seu próprio eixo, geralmente utilizado na fabricação de peças cilíndricas.
Furação: operação realizada para fazer acabamentos de furos ou aumentar o diâmetro dos mesmos.
Aplainamento: usinagem para obter peças planas.
Brochamento: remoção gradual de material da superfície de uma peça, de acordo com comandos programados.
Fresagem: processo utilizado para criar engrenagens.
Essas operações são voltadas para empresas e indústrias que fabricam peças utilizando o processo de desgaste mecânico.
Presente em diversas indústrias, como automotiva, naval, eletrodoméstica e eletrônica, a usinagem é importante para padronizar e garantir que as peças tenham as especificações e dimensões corretas para serem utilizadas adequadamente.
Ao contrário do router CNC, que geralmente utiliza madeira como matéria-prima, o centro de usinagem trabalha com materiais como alumínio, plástico, latão, cobre e outros materiais mais duros.
Embora existam muitas diferenças entre as máquinas, sua função principal é dar forma a objetos ou peças de maneira padronizada, em escala, utilizando computadores e softwares para o comando e execução do processo de produção.
Cada um desses equipamentos possui objetivos específicos, portanto, cabe a você definir qual é a melhor máquina para sua empresa ou indústria.
Escolha a Rhino Máquinas
Por fim, com essas dicas, você garante a escolha do equipamento ideal para o seu empreendimento, garantindo eficiência, precisão e lucratividade.
As máquinas Rhino destacam-se por sua qualidade e recursos tecnológicos inovadores. Além disso, são fabricadas no Brasil, o que significa que você terá acesso a suporte técnico especializado, manutenção e peças de reposição de maneira rápida e eficaz.
Ainda possui dúvidas sobre qual modelo é mais adequado para sua empresa? Entre em contato conosco via WhatsApp e converse com um de nossos consultores! Estamos aqui para ajudar.