A presença digital nada mais é do que se fazer presente na internet de forma ativa e organizada. Nesse post, preparamos um guia para que você mesmo deixe a presença digital da sua empresa organizada e com o básico de informações esperadas pelo usuário.
Sabe que o bom uso das redes sociais e Google podem alavancar as vendas de um negócio, por isso convidamos o pessoal da @setezeromeia, especialistas em gestão de marca, para darem algumas dicas sobre presença digital e uma boa gestão dos canais de comunicação da marca. Todas as plataformas e aplicativos indicados nesse artigo são de uso gratuito e podem ajudar o seu negócio a faturar mais. Confira abaixo!
Canais de comunicação essenciais para uma boa presença digital
Para ter uma boa base de presença digital o mais indicado é estar presente de forma ativa e organizada nas seguintes plataformas:
- WhatsApp Business.
- Instagram e Facebook
- Google Meu Negócio
Esses são os principais pontos de contato de uma marca com o consumidor e o mais importante é manter cada uma das plataformas com informações atualizadas, para quando o cliente pesquisar sobre o seu ramo de atuação encontrar o perfil da sua empresa, ele se sentir seguro e entrar em contato com você.
Configure o Whatsapp Business
O WhatsApp Business tem diversas funções que ajudam muito a presença digital, mas para que funcione precisam ser configuradas de forma correta. Por isso, preencha todos os tópicos de forma correta.
Na opção de ferramentas comerciais é possível adicionar horário de funcionamento, e-mail, site, redes sociais, nome da empresa e uma breve descrição da mesma. Além disso, é essencial colocar uma boa foto de perfil, sendo ela o logo da empresa ou da pessoa que fará o atendimento.
O status do WhatsApp também pode ser uma boa opção de divulgação do que você vende, não deixe de explorar.
Lembre-se de que você está usando o WhatsApp para fins comerciais, por isso, trate ele como uma parte da sua empresa, se atentando ao que posta no status e o vocabulário que utiliza para se comunicar com os clientes!
Dica extra: dependendo do seu público, a utilização de figurinhas pode ser uma boa prática, interagindo com o público em uma linguagem que eles já conhecem.
Confira o tutorial para configurar o WhatsApp Business!
Utilize ativamente o Instagram
O Instagram pode ser uma excelente ferramenta de vendas, mas é preciso utilizar a plataforma ativamente, para que a sua audiência vá aumentando gradativamente.
Atenção, é muito importante que esse crescimento seja verdadeiro, por isso NÃO compre seguidores ou entre em grupos de engajamento. Você pode perder a sua conta e terá que recomeçar do zero.
Poste sobre o seu produto, curiosidades, dicas e assuntos que fazem sentido com o seu produto e com o público que você quer atingir. Não esqueça de utilizar os stories, mostrando o dia a dia, entrega de produtos, etc.
Configure o Google Meu Negócio
Assim como o Whatsapp Business, o Google Meu Negócio é essencial para uma boa presença digital, afinal, quando as pessoas querem comprar ou contratar algo, elas procuram primeiro no Google.
O perfil do Google Meu Negócio é gratuito e favorece a pesquisa orgânica (não precisa pagar para aparecer). No perfil você adiciona informações da sua empresa como horário de funcionamento, dados de contato e até mesmo publicações como no instagram.
Confira o passo a passo para criar e configurar o seu perfil no Google Meu Negócio
Próximos passos para uma boa presença digital
Com o básico você vai ter a base de uma boa presença digital. Após isso, você pode começar a anunciar nas plataformas e contratar profissionais qualificados, conforme o seu negócio for crescendo.
Além disso, com a alavancagem da sua empresa fica mais fácil você adquirir a sua tão sonhada Rhino!
Gostou? Compartilhe esse post com quem também precisa dessas dicas!