Um dos pontos que você precisa analisar ao comprar uma router é o spindle. Por ser um componente fundamental na máquina, responsável pelo corte, sempre surgem muitas dúvidas.
Por isso, chamamos os nossos parceiros da Tecmaf, para tirar algumas dúvidas e facilitar para você, na hora de escolher a melhor máquina para a sua empresa.
Confira abaixo as respostas da Tecmaf para as perguntas mais frequentes quanto aos Spindles!
1. Qual a diferença na prática entre o spindle de 3cv, 4cv e 6cv:
Spindle 3cv – pinça ER-20 (consegue trabalhar com ferramentas de haste até 13mm de diâmetro) recomendado para trabalhar com madeira leves, ACM e plásticos.
Spindle 4cv – pinça ER-20 (consegue trabalhar com ferramentas de haste até 13mm de diâmetro), mecanicamente mais robusto que o Spindle de 3cv, recomendado para trabalhar com madeira, ACM, plásticos e alumínio (passadas leves).
Spindle 6cv – pinça ER-32 (consegue trabalhar com ferramentas de haste até 20mm de diâmetro), mecânica e eletricamente mais robusto que os Spindles anteriores, recomendado para trabalhar com madeira, ACM, plásticos, alumínio e chapas de aço (passadas leves).
2. Qual a diferença entre spindle refrigerado a ar e água? É verdade que o refrigerado a água tem maior durabilidade?
A diferença entre o sistema de refrigeração líquido (água) e a ar (ventoinha) é o ruído do equipamento (em vazio). Porém, o ruído gerado pela usinagem (atrito da ferramenta com o material usinado) é maior que o ruído do spindle em vazio.
Os dois sistemas possuem a mesma durabilidade, porém o sistema de refrigeração via líquida, requer maiores cuidados com os componentes adicionais como bomba d’água, mangueiras e principalmente com o reservatório e limpeza do líquido refrigerante.
3. Existe alguma manutenção periódica que o cliente deve realizar no seu spindle?
– Manter sempre a sede da ferramenta no eixo de trabalho do Spindle limpa e livre de poeira, graxa, óleo refrigerante, cavacos, corrosão e oxidação. Sedes das ferramentas sujas causam o assentamento incorreto da ferramenta, desalinhamento em relação ao centro do eixo de trabalho do Spindle e o deslizamento da ferramenta. Sujeiras também podem danificar a sede da ferramenta, causando imprecisão no processo de usinagem e riscos de ferimento aos operadores.
Por esta razão, verificar regularmente (pelo menos uma vez ao dia, caso as ferramentas sejam trocadas com frequência) se os assentamentos das ferramentas nos eixos de trabalho do Spindle e as ferramentas utilizadas estão perfeitamente limpas. Ao limpar, aproveite para verificar se as superfícies estão gastas ou danificadas;
– Limpar a grelha da ventoinha do Spindle e remover todos os objetos que bloqueiam as áreas de ventilação;
– Verificar se os parafusos de fixação do Spindle que o prendem na máquina estão devidamente apertados;
– Verificar se os cabos de energia do Spindle estão bem conectados e não estão cortados, rompidos ou esticados;
4. Quais cuidados que o cliente deve ter ao utilizar para não danificar a peça?
– Nunca remover, modificar ou substituir dispositivos de segurança, ou componentes do Spindle;
– Não utilizar o Spindle para usinar/cortar materiais não recomendados;
– Não operar o Spindle em ambientes onde há risco de explosão;
– Não operar o Spindle em ambientes de muita umidade;
– Não inserir objetos através da tampa de refrigeração (grade) do Spindle, tanto com o equipamento parado quanto em movimento;
– No caso de Spindles com refrigeração líquida, seguir os requisitos recomendados pelo fabricante do equipamento;
Realizar o amaciamento dos rolamentos (pré-aquecimento) do Spindle, conforme recomendação abaixo, sempre que a máquina tenha permanecido ociosa o suficiente, fazendo com que a temperatura do Spindle retorne à temperatura ambiente:
– 50% da Rotação Nominal do Eletro-Spindle durante 2 minutos
– 75% da Rotação Nominal do Eletro-Spindle durante 2 minutos
– 100% da Rotação Nominal do Eletro-Spindle durante 1 minuto
– Jamais aplique cargas de trabalho em um Spindle ainda “frio” (sem realizar o pré-aquecimento);
– Sempre utilizar ferramentas corretamente afiadas e balanceadas, travando-as adequadamente no eixo do Spindle;
– Jamais utilize ferramentas deformadas ou danificadas, ferramentas quebradas ou ferramentas que não estão perfeitamente balanceadas.
– Antes de inserir a ferramenta na respectiva pinça, verifique sempre se todas as superfícies estão limpas e livres de danos.
– Monitore a corrente (amperagem) do Spindle para detectar a perda de afiação da ferramenta. O calor gerado pelas ferramentas pode superaquecer a graxa dos rolamentos do Spindle, evaporar seus componentes essenciais e diminuir a vida útil dos rolamentos. O excesso de calor também prejudica o funcionamento das porcas de aperto e pinças.
– Balanceie toda ferramenta após sua afiação. A vibração das ferramentas desbalanceadas pode danificar rapidamente os rolamentos do Spindle.
– Substitua por novos, todo porta-ferramenta, porca e pinças que estiverem gastos, arranhados ou deformados, evitando assim o deslizamento da ferramenta e o desbalanceamento do conjunto.
Os requisitos essenciais para a utilização de uma ferramenta em alta velocidade são:
– A ferramenta deve ser compacta, curta e leve;
– A ferramenta deve ser precisa e com alto elevado grau de segurança;
– A ferramenta deve ser balanceada e acoplada simetricamente com o eixo do Spindle;
– A ferramenta deve ter os cortes (asas) o mais próximo possível do eixo de rotação.
– Durante a usinagem, evitar o contato entre as peças rotativas do Spindle (eixo, porca, pinça, etc.) e a peça a ser usinada.
– Verificar a rotação nominal máxima especificada pelo fabricante da ferramenta. Em nenhuma circunstância se deve utilizar uma ferramenta em uma rotação acima de sua capacidade.
5. Alguma dica importante que vocês gostariam de salientar?
– Ao manusear o Spindle, evite utilizar roupas soltas ou acessórios que possam ficar presos ou causar choque elétrico;
– Utilizar Equipamentos de Proteção Individual como óculos de segurança e protetor auricular quando da proximidade com o Spindle;
– Limpar as pinças, porca e eixo do Spindle antes de montar a ferramenta a ser utilizada.
Gostou? Compartilha esse post com aquele seu amigo parceiro que precisa saber disso e se tiver alguma dúvida, é só nos chamar no whatsapp!
Conheça nossas máquinas clicando aqui!
Te interessou? É só nos chamar no WhatsApp!